Médico da Santa Casa tem suspeita da Covid-19; entidade afastou 35 servidores
É estável o quadro de saúde do infectologista Júlio Guzman, diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, que está internado na UTI do Hospital de Ilhéus, após apresentar um desconforto respiratório. Ele está sendo medicado com antibiótico venoso e está sendo dada uma atenção especial ao pulmão do médico. Uma fonte informou ao Jornal Bahia Online que, nos ultimos dias, Guzman já estava em processo de isolamento domiciliar mas, ontem, o quadro estável apresentou piora e ele teve que ser internado.
Paralelamente à suspeita de que o médico pode ter adquirido a Covid-19, a direção da Santa Casa decidiu afastar trinta e cinco servidores dos setores técnico e administrativo da Maternidade Santa Helena e do Hospital São José – número que representa 10 por cento do quadro funcional da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus. Eles já estão trabalhando no sistema home office.
De acordo com o provedor da Santa Casa, médico Eusínio Lavigne Gesteira, para diminuir a perda temporária foram contratados treze técnicos em caráter emergencial e todos vão atuar na linha de frente no combate ao coronavirus. No entanto, outros serviços vão sofrer quedas. “Já temos a suspensão de procedimentos eletivos, com uma grande perda de receita”, informou Gesteira.
Estão suspensas temporariamente as cirurgias plásticas, ortopédicas não emergenciais, de hérnias diversas, dentre outras. Foram mantidas as cirurgias oncológicas, cesáreas e as urgências em geral. “O pronto atendimento tanto de SUS como convênios estão mantidos, assim como o tratamento com quimioterapia”, assegura o provedor, estimando que a Santa Casa vai perder 40% de sua receita.